quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Crianças quase-adultas

São tantas as mudanças que chega o dia em que o arcaico vira atual. Até início do século 20 as crianças eram educadas como pequenos adultos. Os meninos se vestiam com terno e gravata. As meninas pareciam as avós em que a longo prazo se transformariam – e de fato se transformaram em nossas avós. As crianças já estavam preparadas para o mundo real. Depois, a infância se alongou a ponto de todo mundo ter virado um pouco pueril. Mas agora as coisas mudaram. As crianças estãovirando, trajando e consumindo como adultas.
Basta passear agora mesmo por algum shopping center. A gente vê hordas de adultos miniaturizados, a circular em bandos. São meninos e meninas de 5 a 10 anos que andam desacompanhados e se comportam como um sindicato. São os chamados tweens, a tribo urbana que ganhou definição há três anos, com o musical de televisão High School Musical. O termo vem do inglês “between” e define quem passa pela transição entre a infância e a adolescência. Os tweens invadiram os mutliplexes para ver HSM3, o derradeiro musical que retrata uma turma de meninos cantores e dançarinos, chefiados pelo vênus azulado Zac Efron.
No último fim de semana, a estréia de HSM3 correspondeu ao auge da 32ª Mostra de Cinema. Num shopping, eu esperava na fila da Mostra para ver o longa Uma Rua Chamada Brick Lane. Eu integrava a turma “cabeçuda”: universitários e intelectuais. Ao lado, numa fila maior, posicionavam-se os míni-rappers e miniperuas, esperando com excitação para gritar e dançar com Zac.
Passei os últimos 16 anos acompanhando minhas filhas ao cinema – e me acostumei a tudo quanto foi filme infantil. Elas cresceram, mas a mais nova, de 14 anos, é fã de HSM3. E ficou um pouco tímida de seguir a turma mais nova. Preferiu ir com a gente a Brick Lane. O HSM3 exerce um efeito regressivo junto ao público. É o contrário de Harry Potter. Os fãs do mágo cresceram com os atores do filme, e os seguem até hoje. É quase o mesmo público de HSM3. Só que o musical avançou sobre os mais novos. Assim, recuou no público-alvo, ao passo que deixou abandonados os fãs iniciais. A platéia de HSM3 hoje é muito mais nova que a de três anos atrás. Os tweens já englobam crianças adultinhas de 4 anos!
Se eu tivesse filhos pequenos hoje e tivesse de largá-los fantasiados nos shoppings, acho que enlouqueceria.Tenho a impressão de que a infância foi roubada e a substituíram pela grife tween.
Aonde isso vai parar? Em nenhum lugar, porque nunca vai parar. Continuo gostando do Corcunda de Notre Dame e da Pequena Sereia. Me sinto mais criança que as crianças de hoje...

Nenhum comentário: